Os problemas de circulação são, normalmente, causados por fatores associados ao estilo de vida, como o excesso de peso, o sedentarismo e o tabagismo, mas também podem estar relacionados a outras condições como hipertensão, diabetes e o histórico familiar.
Problemas de circulação incluem sintomas como pés inchados, sensação de dormência e formigamento, sensação de pernas pesadas, dor e cansaço nas pernas. Isso acontece quando artérias ou veias estão comprometidas em algum grau. As complicações que a má circulação pode trazer são muitas, como varizes, trombose e falta de circulação nas pernas.
Continue a leitura deste artigo e saiba tudo o que você precisa sobre problemas de circulação e como a prática regular de atividades físicas pode ajudar.
Exercícios físicos são indicados para quem tem problemas de circulação?
O sedentarismo é um dos males do século e quem diz que não pratica atividades físicas porque tem problemas de circulação, precisa rever esse conceito rapidinho. A ciência e a medicina já sabem que a inatividade vai contra a natureza humana, portanto, estar em movimento é importante para o bom funcionamento do organismo como um todo.
Praticar exercícios físicos com regularidade contribui muito para a boa circulação. Algumas opções de atividades são corridas, caminhadas, musculação e esportes aquáticos, como natação e hidroginástica, que não oferecem impacto às articulações. Pratique pelo menos 3 vezes na semana, com duração de aproximadamente 1 hora e sinta os resultados.
Para cada atividade física, é importante usar o calçado adequado para evitar problema nas articulações dos pés e impactos negativos em outras partes do corpo. Considere também a sua necessidade específica, como o tipo de pisada, para escolher o melhor calçado. Optar por um tipo de atividade física que te agrada também é importante, pois isso aumenta as chances de se manter na rotina.
Como praticar atividades físicas sem prejudicar a circulação sanguínea:
Outras dicas para melhorar problemas de circulação
Além de praticar atividades físicas e ter acompanhamento de perto do médico especialista, é importante inserir novos hábitos em sua rotina para aliviar os sintomas da má circulação e melhorar as dores e incômodos frequentes no dia a dia de pacientes com esses tipos de problemas. É importante, por exemplo:
Sempre tenha em mente que o melhor profissional para te indicar o que fazer e qual melhor caminho seguir para o bem da sua saúde vascular é o médico angiologista.
Quer saber mais sobre essa especialidade médica e o que ela pode fazer por você? Continue navegando aqui no blog e leia mais sobre problemas de circulação e o que fazer para resolvê-los.