As mulheres que gostam de usar sapatos de salto alto frequentemente podem se questionar sobre a relação desse comportamento e o surgimento de varizes, dores nas pernas ou inchaço na região. É comum ouvir dizer que salto alto causa varizes, assim como dizer que cruzar as pernas ou subir escadas também podem provocá-las. Mas será que isso é verdade, ou apenas ditados populares?
Se você quer entender tudo sobre o assunto e saber a resposta para essa pergunta tão repetida ao longo dos anos, continue a leitura e saiba se usar salto alto causa mesmo varizes.
Partindo do princípio: o que são varizes?
Varizes são veias superficiais anormais, dilatadas, tortuosas e alongadas que não estão conseguindo desempenhar sua função normal de fazer o retorno venoso das pernas, ou seja, movimentar o sangue das pernas de volta ao coração.
Elas acontecem com mais frequência em mulheres, por causa das alterações hormonais que ocorrem ao longo da vida, mas existem outros fatores que estão associados ao desenvolvimento de varizes, como a hereditariedade, a obesidade e o sedentarismo.
Quando o assunto são varizes, muita gente acredita tratar-se apenas de um assunto estético. Mas não é o caso. Varizes são um problema de saúde e precisam de acompanhamento de perto do médico angiologista.
Salto alto causa ou não causa varizes?
Primeiramente, é preciso entender que a contração dos músculos da panturrilha (ou batata da perna) é o principal mecanismo responsável pelo retorno venoso das pernas.
Ao usar um sapato de salto alto, a mulher tem seu caminhar modificado, utilizando menos a musculatura das panturrilhas, o que causa um congestionamento do sangue nas veias da perna e aumenta a pressão sanguínea no local. Portanto, é possível afirmar que o salto alto interfere na fisiologia da caminhada e da circulação.
Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto, investigou a influência do salto alto (agulha e plataforma) na circulação de voluntárias jovens e demonstrou que, nestas mulheres, o sangue apresentava maior tendência a se acumular nas veias das pernas, o que a longo prazo poderia repercutir na saúde das mesmas.
Apesar das evidências científicas, ainda não é comprovado definitivamente que o salto alto pode causar varizes. Isso porque as doenças venosas das pernas são multifatoriais, ou seja, são causadas por diversos fatores, como genética, excesso de peso e sedentarismo.
Naturalmente, as mulheres que usam o salto alto de vez em quando têm menos chances de desenvolver problemas do que aquelas que usam salto alto diariamente e por longos períodos.
Para reduzir o impacto negativo do salto alto, recomenda-se a prática de atividade física, como andar de bicicleta, fazer caminhadas, corridas e exercícios para fortalecimento da panturrilha. Com indicação médica, as meias de compressão também podem aliviar sintomas em algumas pacientes.
É importante sempre conversar com seu médico angiologista para esclarecer dúvidas e buscar os tratamentos adequados. Continue acompanhando o nosso blog e mantenha-se informada sobre assuntos importantes para sua saúde e qualidade de vida.