Blog

Principais Notícias

Coxas e pernas grossas: pode ser lipedema

Coxas e pernas grossas: pode ser lipedema

Você já ouviu falar nesta doença?

Lipedema é uma doença muito comum que passa entre gerações de mulheres: avós, mães e filhas. Estima-se que 11% das mulheres tenham algum grau de lipedema. São mulheres que têm quadril, coxas e pernas volumosas, desproporcionais à estrutura corporal. Pode ser confundido com obesidade ou com linfedema, que é uma doença conhecida por retenção de líquidos. Costuma surgir nos períodos de grandes alterações hormonais da mulher como puberdade, gestação e menopausa.

No lipedema a gordura é dolorosa e pode formar nódulos embaixo da pele. Microvasos e pequenos hematomas podem aparecer sem que tenha havido qualquer traumatismo. Diferente do linfedema, onde o pé parece um “pãozinho”, o lipedema poupa os pés.

O diagnóstico é clínico, feito através de uma avaliação por um médico especialista. Não existem exames específicos. Quando o diagnóstico passa despercebido e o tratamento não é realizado, a mulher pode se tornar bastante insatisfeita com o próprio corpo, podendo apresentar baixa auto-estima e quadros depressivos. O tratamento quanto mais precoce melhor. Consiste basicamente em mudanças de hábitos de vida, dieta anti-inflamatória com baixo teor de carboidratos e exercícios físicos específicos.

Se você se identifica ou conhece alguém com essas características, procure um especialista para um diagnóstico correto e um tratamento adequado.

Mídias

Siga nas
redes sociais

@dramarinamourao